• [google-translator]

Segunda Semana do Programa de Especialização Docente (PED) ocorre na Universidade Veiga De Almeida – RJ

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Entre os dias 13 e 18 de agosto de 2018, professores do Curso de Matemática e Física do IFC – Campus Concórdia e Araquari participaram da segunda semana de atividades referente ao PED – Programa de Especialização Docente, fruto de convênio estabelecido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade de Stanford.

O PED tem por objetivo conectar a pesquisa e a prática internacional mais recente sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática à formação continuada de professores e ao currículo das escolas de Educação Básica do contexto brasileiro. Dentre as discussões inerentes ao programa, estão a gestão e a organização da sala de aula; planejamento; currículo, ensino e avaliação; e o trabalho em grupo. Para, além disso, o PED tem foco na premissa “Como formar bons professores?”. Ademais, o Programa de Especialização Docente desenvolve-se com base em algumas inquietações “Qual a base de conhecimento para a docência?”; “Quais modelos pedagógicos devem ser empregados na formação inicial e continuada de professores?”, “Qual o papel ocupado pela prática na formação de professores?”.

Os professores do IFC – Campi Concórdia e Araquari destacam a importância do PED e acreditam que muitas mudanças poderão ser incorporadas às aulas no Campus, quer seja no ensino médio integrado, como no superior e na pós-graduação. No que tange aos cursos de formação de professores e formação continuada, algumas diretrizes poderão ser traçadas a partir da experiência da aplicação dessas metodologias apreendidas no PED em nossos cursos de especialização em Educação Matemática dos campi Concórdia e Araquari, tal como prevê o convênio, o que poderá abrir profícuo debate acerca da prática de ensino da matemática e consequentemente o redesenho de algumas disciplinas.

Texto e Imagens: Andriceli Richit