• [google-translator]

Programa de Especialização Docente – PED Brasil

O Programa
O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação latu senso em ensino de Matemática fruto de uma atividade conjunta de diversasinstituições de ensino superior do país, juntamente com a equipe do Centro Lemann de Stanford sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do STEP – Stanford Teacher Education Program e Paula Louzano, Visiting Scholar.

Alguns objetivos do PED Brasil são:
• Capacitar e apoiar instituições formadoras de professores no Brasil a desenvolverem-se como centros de excelência em formação docente.
• Conectar a pesquisa e a prática internacional mais recente sobre o ensino e aprendizagem da Matemática à formação docente e ao currículo das escolas de educação básica.

Como funciona o método proposto pela parceria?
O método foca a pedagogia centrada no estudante, com ênfase na construção de salas de aula equitativas e com altas expectativas. Os módulos foram desenhados, intencionalmente, para assegurar compreensões pedagógicas fundamentais e construir habilidades docentes que estão entrelaçadas e são interdependentes. Há uma conexão direta entre o programa de estudos acadêmicos e as experiências em sala de aula, asseguradas por meio de atividades específicas predefinidas do começo ao fim do programa, culminando em um portfólio final coerente.
É formatado a partir de um conjunto de princípios, que podem ser observados no dia a dia no programa:
• Estreita relação entre teoria e prática
• Coerência curricular
• Centralidade da Escola na Educação Básica
• Equidade e Justiça Social
• Forte conexão entre Universidade e Escola

Currículo
Por meio de um conjunto de módulos planejados com base em pesquisas, os professores participantes deliberadamente conectam teoria e prática na medida em que aprendem a planejar e colocar em prática currículo, avaliação e ensino que são centrados nos estudantes e planejados para promover salas de aula que sejam equitativas e salutares.
Verifique, na imagem abaixo, os módulos que compõem o curso.